Em Reunião da Câmara, Secretário de Cultura Presta Esclarecimentos sobre Gastos do Carnaval 2024

O secretário de Cultura, Ilimane Joe, compareceu ao plenário da Câmara Municipal na ultima terça-feira 5, em resposta à convocação para prestar esclarecimentos sobre os gastos do município com o Carnaval de 2024. Inicialmente, os vereadores dirigiram perguntas ao secretário, focando especialmente nos valores exatos investidos no evento.

O secretário Joe começou sua resposta destacando que a gestão do Carnaval buscou elevar a festividade a uma bandeira representativa da administração. Mencionou a tradição cultural da cidade em promover grandes eventos e ressaltou o compromisso com a segurança e a adaptação do Carnaval para atender às famílias. No ano anterior, receberam uma premiação pelo trabalho realizado.

Quanto aos números, Joe esclareceu que o Carnaval de 2023 teve um orçamento aproximado de R$ 2 milhões, enquanto o de 2024 foi planejado para R$ 2,3 milhões. Destacou que especulações sobre valores de R$ 3 milhões a R$ 4 milhões são infundadas e que todos os contratos e ações estão disponíveis no portal da transparência.

O secretário ressaltou o esforço para ampliar as atividades recreativas para crianças, fortalecer o núcleo de educação patrimonial e proporcionar interação com o museu do Carnaval. Enfatizou o engajamento da comunidade e a segurança do evento, mesmo diante de números expressivos, como o pico de 18.155 pessoas em um sábado de Carnaval.

Sobre questionamentos dos vereadores quanto aos contratos, Joe explicou que o planejamento estrutural começou com a aprovação do orçamento pela Câmara. Os pagamentos são realizados conforme a disponibilidade orçamentária, e alguns já foram iniciados, considerando a apresentação das notas fiscais.

Quanto à influência do prefeito, Joe afirmou que sempre houve apoio às ações culturais e que os números expressivos do Carnaval de Itaúna têm impactado positivamente a economia local. Citou uma reunião com o governador Romeu Zema e o Sec. de Estado de Cultura, onde o Carnaval de Itaúna foi elogiado como um fenômeno cultural, ressaltando o papel da economia criativa que movimentou cerca de R$ 4,7 bilhões em Minas Gerais. Joe enfatizou a crença no investimento em cultura como um retorno satisfatório, beneficiando diversas cadeias e reconhecendo os mais de 1.000 profissionais envolvidos no Carnaval local.

O Secretário também foi questionado sobre a origem dos recursos, se eram todos provenientes do município ou se houve algum incentivo estadual. Em resposta, o Secretário esclareceu que os recursos investidos no Carnaval foram provenientes da Secretaria, destacando uma parceria com a Cemig, que teve participação importante em vários municípios de Minas Gerais. Ele ressaltou que a visibilidade alcançada pelo Carnaval de Itaúna no ano anterior contribuiu para essa parceria, que resultou no apoio da Cemig. Além disso, o Secretário explicou que, do montante total de R$ 2.300.000,00 investidos, R$ 300.000,00 foram provenientes desse patrocínio da Cemig, enquanto os demais R$ 2.000.000,00 foram provenientes da Secretaria de Cultura.

O Secretário enfatizou também o papel fundamental desempenhado pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, destacando o trabalho conjunto realizado por essas instituições para garantir o conforto e a sensação de segurança dos foliões durante o Carnaval. Ele expressou sua gratidão e reconhecimento pelo apoio e colaboração dessas forças de segurança, ressaltando que sua atuação foi essencial para o sucesso e a tranquilidade do evento.