Reunião Plenária de 14/06/2016

Relógio de Ponto- os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução 31/2016 que regulamenta o Ponto Biométrico na Câmara Municipal de Itaúna. O Presidente Francis Saldanha falou da importância desse projeto para melhorar a organização pessoal da Casa. O vereador Leo Bala defendeu que se deve pautar pelos bons funcionários que cumprem seus horários. Os vereadores Nilzon Borges e Gil Máximo defenderam o uso da marcação do ponto eletrônico. O vereador Edinho relatou que pode haver interpretação de divisão somente os servidores efetivos e estagiários vão registrar ponto.

Semana de Tecnologia Assistiva- os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 39/2016, que institui a Semana de Tecnologia Assistiva. O autor do projeto, vereador Gleisinho, defendeu a ideia por ter notado que grande parte da população itaunense, incluindo educadores, profissionais da área da saúde, pais de pessoas com deficiência ou até mesmo elas próprias, ainda desconhece o termo “Tecnologia Assistiva” e o que ela tem a oferecer. Gleisinho explicou que Tecnologia Assistiva é uma parte da ciência voltada a pesquisar, desenvolver e aplicar recursos que visam a melhor qualidade de vida daquelas pessoas com algum tipo de deficiência e também aquelas que lidam com as mesmas. O intuito deste projeto é disseminar o conhecimento acerca dessa nova área da ciência, fazendo com que a população tenha pleno conhecimento dos produtos e serviços oferecidos.

Nova sede: o vereador Marcinho Hakuna voltou a criticar a venda do imóvel atual da Prefeitura para a construção da nova sede. Ele relatou a instabilidade política e financeira e sugeriu que seja feita uma consulta pública sobre a construção o assunto. O vereador Nilzon Borges discordou e lembrou que o novo bem a ser adquirido será um grande benefício para a comunidade. Nilzon frisou as várias obras que estão sendo feitas pela cidade e citou que a venda do atual prédio da Prefeitura vai permitir o pagamento de mais de 2/3 da nova sede. O vereador Leo Bala lembrou que a nova sede vai desafogar o Centro e possibilitar novas melhorias. O Presidente Francis Saldanha lembrou que grandes mudanças geram mesmo discussão e ressaltou o quanto o Presidente JK deve ter lutado para encarar o desafio de construir Brasília. Ele ressaltou a necessidade de se ter uma visão futurista.

Veja outros assuntos debatidos pelos vereadores

O Presidente Francis Saldanha apresentou o processo de elaboração de Voto de Congratulações ao Padre José Luiz de Freitas, pelos seus 35 anos de sacerdócio. Francis discursou a respeito da importância do sacerdote para a comunidade.

O vereador Lucimar Nunes solicitou a instalação de traffic-calming na Av. Dr. Miguel Augusto Gonçalves- Reta de Santanense e na Rua Dr. Alcides Gonçalves, bairro Santanense.

O vereador Antônio Da Lua solicitou a instalação de poste de iluminação na Rua Osmar R. Lima, esquina com Rua Olinto Santos, bairro Santa Edwiges e a instalação de luminária em poste situado no cruzamento da Rua Leopoldina Correa com a Rua São Pedro, bairro Santanense.

O vereador Alex Artur solicitou a instalação de placas indicativas de nomes de logradouro em todas as vias do bairro Morada Nova e a instalação de placa indicativa na entrada da Comunidade Rural de Vista Alegre, informando o nome da comunidade.

A vereadora Palmira Feliciano sugeriu que o Executivo elabore projeto destinado a ações em prol dos moradores de ruas. Segundo ela, isso vai ajudar a população de um modo geral.

O vereador Antônio Da Lua falou dos benefícios alcançados com as reformas em praças da cidade.

O vereador Alex Artur lembrou dos benefícios trazidos ao Município pelo Governo Itinerante.

O vereador Nilzon Borges lembrou da instalação de traffic calming no bairro Santo Antônio, visando a maior segurança dos usuários.

O vereador Antônio Da Lua destacou as várias melhorias feitas nos campos de futebol da cidade. Ele comparou a situação de hoje com a de 4 anos atrás, quando os estádios estavam todos em condições ruins. Da Lua Frisou ainda o quanto essas melhorias incentivam a prática esportiva.

O vereador Lucimar Nunes agradeceu ao Executivo pela instalação de traffic calming na Reta de Santanense e por outras obras feitas, solicitadas por ele.

O vereador Édio Gonçalves lembrou que a construção da Creche no bairro Itaunense vai trazer muitos benefícios Í  comunidade. O vereador Giordane Alberto sugeriu que o nome usado no Salão onde será construída a creche seja mantido.

O vereador Hudson Bernardes lembrou que foram suspensos pela Justiça os processos de concessões de imóveis realizados pela Prefeitura de Itaúna em 2016. O vereador Antônio Da Lua lamentou o fato, pois muitas empresas iniciaram o processo de construção e agora terão de aguardar muito tempo para gerar novos empregos.

O vereador Antônio Da Lua ressaltou o trabalho de melhorias que tem sido feito nos cemitérios da cidade.

O Presidente Francis Saldanha falou sobre os esforços que têm sido feitos para manter a agência da Receita Federal em Itaúna. Um dos problemas enfrentados é o alto gasto de aluguel. Francis lembrou que a nova sede da Prefeitura seria uma opção para acolher a Receita Federal e resolver este problema.