SALA DE IMPRENSA

Notícias

Dr. Paulo Antônio de Carvalho fala sobre a importância da construção do novo Fórum

Facebook Twitter Google



Assunto foi debatido na última Reunião Plenária Câmara Municipal de Itaúna, do dia 07 de junho




Logradouro Público- foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei Ordinária 48/2016, que denomina logradouro público a Praça Cláudia de Assis Nogueira. 


O vereador Hélio Machado, autor do projeto,  destacou o nome da homenageada, que sempre se dedicou ao social. Os vereadores Marcinho Hakuna, Nilzon Borges, Gil Máximo, Francis Saldanha e Leo Bala também ressaltaram as qualidades humanas da homenageada e citaram alguns dos movimentos envolvidos por ela. Irdevan Nogueira Júnior, marido e Paulo de Tarso Nogueira filho da homenageada, acompanharam a votação. (foto) Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei Ordinária 44/2016, que altera a Lei Municipal Nº 4884/2014, que denomina logradouro público a Rua Jovelina Alves da Rocha.


Educação- o vereador Joel Márcio alertou sobre problemas de adolescentes em fase escolar que se envolvem em questões como suicídio, estupros, drogas e roubos. Ele salientou os problemas enfrentados pelos professores que precisam resolver essas questões, mesmo sem preparo, e não conseguem aplicar as aulas necessárias. Joel sugeriu a realização de parcerias com essas escolas mais vulneráveis para ajudar no enfrentamento desses problemas, gerados principalmente pela desestruturação familiar. O Presidente Francis Saldanha lembrou que esse desafio é ainda maior em relação Í s escolas estaduais. A vereadora Palmira Feliciano destacou que um dos fenômenos que mais tem sido observado entre adolescentes são as mutilações.


Fórum de Itaúna- o Juiz de Direito Dr. Paulo Antônio de Carvalho participou da reunião plenária  para discursar sobre a futura construção do Fórum de Justiça. Ele justificou a ausência da Dra. Solange Oliveira, convidada para esta finalidade Í  Câmara.  Ele lembrou que o Fórum foi inaugurado há 60 anos, quando havia apenas duas Varas de Justiça. Portanto hoje há sete Varas, o que não é comportado pela antiga estrutura.  Hoje são gastos em torno de 6 mil reais com aluguel de imóveis para receber materiais, além disso gerar demora nos processos. Dr. Paulo falou ainda sobre a precariedade do imóvel onde funciona o órgão, que não facilita nem mesmo a realização de reuniões mais reservadas. "Temos ainda um gravíssimo problema, que é a localização, devido Í  dificuldade de estacionamento de veículos".


Dr. Paulo sugeriu que o local fosse usado para uma Rodoviária Urbana, como forma de resolver outro problema da cidade. Ele lembrou que o novo local a ser instalado e construído o Fórum vai trazer modernidade e facilidade para o trabalho da Justiça e disse acreditar que em curto espaço de tempo deve ser criada a nova sede.


Um outro ponto positivo destacado pelo Juiz, com a construção da nova sede é o fato de diminuir o movimento no Centro da cidade. Dr. Paulo destacou ainda o problema de segurança no atual Fórum, devido Í  chegada de presos, o que gera exposição do julgado e insegurança dos usuários do local. 


O vereador Marcinho Hakuna questionou se há possibilidade da atual sede ser usada para Secretarias Municipais, tendo sido explicado pelo Dr. Paulo que observando as questões legais, isso pode ser feito. O vereador Hudson Bernardes questionou sobre o valor da obra e a área. Dr. Paulo informou que  há projeto padrão, que depende de adequações que ele ainda desconhece os detalhes. Dr. Paulo comentou ainda sobre a necessidade de se investir no sistema utilizado. Outros questionamentos foram feitos pelos vereadores e respondidos pelo Dr. Paulo. Segundo o Juiz, em torno de 400 pessoas passam diariamente pelo Fórum. O Presidente Francis Saldanha defendeu as melhorias que ocorrerão no atendimento com a nova sede do Fórum. 


"  O novo Fórum vai se tornar um cartão postal de Itaúna, será um marco na história do Judiciário de Itaúna e também na evolução da cidade",  ressaltou o juiz.






Acompanhe outros assuntos debatidos pelos vereadores:


A vereadora Palmira Feliciano alertou sobre a paralisação de construção de creches nos bairros Cidade Nova e Santa Edwiges. Ela cobrou ainda a realização de reformas nos PSF`s da cidade.


O vereador Marcinho Hakuna alegou não ser a hora de vender o imóvel da Prefeitura, principalmente devido Í  incerteza financeira. Ele classificou a decisão como precipitada.


O vereador Alex Artur lembrou que a situação de Itaúna em relação ao país todo é ainda muito favorável.


O vereador Nilzon Borges lembrou que a venda do imóvel sede atual da Prefeitura vai possibilitar o pagamento de grande parte do valor da nova sede e defendeu o benefício desta novidade para Itaúna. 


O vereador Maurício Aguiar comentou sobre a presença do Prefeito Osmando Pereira em seu programa de rádio, onde constatou a admiração do povo por ele.


O vereador Marcinho Hakuna apresentou Voto de Pesar, pelo falecimento de Maria Helena Amaral.


O vereador Hudson Bernardes solicitou informações sobre os imóveis enquadrados na Lei Complementar nº 102/2015 e sobre as obras das creches dos bairros Cidade Nova e Santa Edwiges.


Os vereadores  Hudson Bernardes e Marcinho Hakuna solicitaram detalhes  sobre a atual situação funcional e legal do Instituto Paraíso (Inpar), para esclarecimento de questões relativas ao projeto que autoriza o Executivo Municipal a conceder subvenção social ao referido Instituto. O vereador Gleisinho ressaltou a importância do trabalho deste instituto para a recuperação de pessoas com deficiência.


O vereador Antônio Da Lua solicitou a instalação de postes de iluminação na Rua Altair Gonçalves, bairro Aeroporto. Solicitou também a revitalização da Praça do bairro Aeroporto e a disponibilização de sinal de Wi-Fi (para acesso gratuito Í  internet) na Praça da Rua Mozart Machado, bairro de Lourdes.


O vereador Alex Artur solicitou o asfaltamento da Rua Ozéias Alves, bairro Novo Horizonte e calçamento na Rua Raul Soares, bairro Parque Jardim.


O vereador Giordane Alberto solicitou o asfaltamento da Rua José Corgozinho, bairro Várzea da Olaria e a reforma da quadra de esporte localizada na Rua Isidro Morais, bairro Nova Vila Mozart.


O vereador Lucimar Nunes solicitou a limpeza geral e troca de lâmpadas no Cemitério do bairro Santanense.


O vereador Maurício Aguiar solicitou a elaboração de projeto de lei garantindo 50% por cento de desconto no preço da tarifa de transporte coletivo para estudantes comprovadamente pobres.


O vereador Marcinho Hakuna solicitou o restabelecimento do canal aberto "Rede Vida" no Município e a revitalização, capina, limpeza e desobstrução de acessos Í  Rua Teteia, no bairro Três Marias.


A vereadora Palmira Feliciano solicitou a restauração da Av. Dona Cota.



O vereador Edio Gonçalves solicitou a instalação de boca de lobo na Rua José Caetano Moreira, bairro Irmãos Auler.

Galeria de Fotos

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.