SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária - 06/02/18

Facebook Twitter Google

Reunião Plenária – Câmara Municipal de Itaúna – 06/02/18


A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna composta nesta sessão pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto - Marcinho Hakuna, pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho e pelo secretário, Antônio José de Faria Júnior – Da Lua -  comandou a sessão plenária ocorrida na última terça-feira (06/02/18).



Confira alguns pedidos de informações, assuntos debatidos e projetos propostos pelos vereadores da casa:


Alex Artur – solicitou a limpeza e capina da Av. Chico Morais; manutenção e revitalização do Parque Ecológico Verde Vida, bairro Itaunense; revitalização do Parque Ecológico Professora Maria Ivolina Gonçalves, bairro Três Marias; pavimentação asfáltica nas ruas Augusto Gonçalves Paulino, Chiquinho Alves e José Antônio da Fonseca, bairro Itaunense; complementação dos serviços de pavimentação asfáltica nas ruas Antônio Alves Rodrigues, José Câncio Borges, Olinto Rocha, Laci Nogueira de Assis, Joaquim Salomé, Tarcísio Lopes de Camargos, Maria Rosa Magalhães e Francisco Viana Filho, do bairro Aeroporto; pavimentação asfáltica das ruas José Bianco, Nelson Nogueira Araújo, Alberto Herculano, Angelina Guimarães, Benvindo Rodrigues, Conceição Mendes Nogueira, David Gonçalves Campos, Francisco Viana Filho, Jesus Alves da Silva, José Bernardino e Pedro Eugênio, do bairro Garcias; revitalização da Praça Alfredo Gonçalves de Souza, bairro Garcias. Citou que a pintura de faixas de pedestres na Rua Guilherme Corradi, bairro Aeroporto, foi feita de maneira inadequada e pediu que fossem revistas.


Alexandre Campos – pediu informações sobre o motivo pelo qual o Portal da Transparência da Prefeitura encontra-se desatualizado e fora do ar há mais de dez dias; sobre a quantidade de fichas para atendimento laboratorial a serem distribuídas Í  população a partir de fevereiro de 2018; sobre o motivo pelo qual a Secretaria de Esportes desativou as aulas de capoeira, e sobre a previsão de reativação da Praça de Esportes JK, sob administração do Município ou de alguma associação não governamental. Solicitou substituição de lâmpadas queimadas nas ruas Padre Antônio e Rosa do Sacramento, bairro Itaunense; notificação do proprietário de lote abandonado no quarteirão entre a Av. Jove Soares e Rua Santana, para que o mesmo proceda Í  limpeza do imóvel; capina e limpeza da Rua Domingos Rodrigues Silva, próximo Í  igreja do Alto do Rosáio, Centro; capina e limpeza das ruas e praças do bairro Novo Horizonte; asfaltamento da Rua Poços de Caldas, bairro Morro do Sol; asfaltamento da Rua Araxá, bairro Morro do Sol; limpeza de boca de lobo na Rua Maria Fausta Parreiras, bairro Tropical; instalação de pontos de captação pluvial nas ruas do Bairro Tropical; modernização do Canal de Transparência Pública; capina e limpeza da Rua Jesus Alves da Silva, bairro Garcias; sugeriu que o responsável pelo departamento de trânsito seja convidado para dar mais explicações sobre as mudanças que têm sido feitas na cidade.


Anselmo Fabiano – solicitou a limpeza da Rua Walter Mendes Nogueira, bairro Vila Tavares; extensão da rede elétrica na Comunidade Rural de Vista Alegre; limpeza da Rua Coronel Laurindo, Centro. Ressaltou que as inscrições para o programa Passe Livre já estão acontecendo e que este trará grandes benefícios Í  população.


Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – pediu informações sobre a previsão para a implantação de uma guarita em ponto de ônibus da Av. Dr. Miguel Augusto Gonçalves; sobre o andamento do contrato firmado pela Prefeitura com empresa para realização da obra de calçamento da estrada de acesso ao Sumidouro; sobre o número de pacientes aguardando exame de cintilografia miocárdica na Policlínica Dr. Ovídio. Solicitou a reforma dos Postos de Saúde dos Bairros Morro do Engenho, São Geraldo, Pio XII, Cidade Nova e Itaunense; melhoria na captação pluvial da Rua Goiás, bairro Piedade; limpeza e capina das ruas João Ferreira da Silva e Custódio Coelho de Andrade, bairro Veredas; reforma em toda a estrutura da Quadra Poliesportiva do Bairro São Geraldo; manutenção geral dos banheiros do estádio de futebol José Flávio de Carvalho. Citou a cidade de Oliveira como exemplo em que os detentos da APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados realizam a limpeza da cidade.


Antônio de Miranda – solicitou o asfaltamento da Rua Joaquim F. Mourão, bairro Morada Nova; suspensão da retirada de terra no final da Rua Sinhô Mendes, bairro Morada Nova (pedido encaminhado ao Saae e Í  Sec. Municipal de Infraestrutura e Serviços); urbanização e iluminação da Praça da Rua Joaquim F. Mourão, bairro Morada Nova 2; ressaltou que apesar de todos serem criticados, alguns secretários municipais estão se esforçando e realizando seus trabalhos de forma muito positiva, citando Alessandra Araújo, Valter Amaral e Jardel Araújo como exemplos.


Giordane Alberto – solicitou Operação Tapa-buracos nas vias da cidade que apresentam situação precária; limpeza e capina das ruas da cidade que necessitem do serviço; urbanização das ruas Divina Moreira Gonçalves e Rua Açucena.


Gláucia Santiago – solicitou a limpeza e capina na Rua Coronel Laurindo, Centro; limpeza, instalação de rede de esgoto e calçamento das ruas do Vale das Aroeiras; limpeza geral na Av. Castro Alves, bairro Várzea da Olaria; limpeza e capina da Rua Pedro de Queiroz, bairro Várzea da Olaria. Afirmou que a Prefeitura deve fazer com urgência um processo seletivo para a contratação de servidores para a limpeza da cidade.


Gleison Fernandes – pediu informações sobre a possibilidade de transformação do Condomínio Vale dos Pequis em área urbana. Solicitou a troca de duas lâmpadas na Praça dos Aposentados, na Rua 13 de Maio, bairro Piedade; agilização do processo de compra de manilhas para continuação das obras de manutenção na estrada do Sumidouro e ruas adjacentes; asfaltamento da Rua Jesus Alves da Silva, bairro Garcias; corte de galhos de árvore da Av. Jove Soares, em frente ao Bar do Aneir; calçamento das ruas 04 e 05, no Vale dos Pequis.


Hudson Bernardes – solicitou a pavimentação asfáltica na via de acesso entre o Canteiro de Obras da Prefeitura e o 2º Pelotão de Bombeiro Militar de Itaúna. Como líder do Prefeito anunciou que já foi contratada a nova empresa responsável por asfaltar e pela operação Tapa-buracos e que estes serviços estão comprometidos pelo período chuvoso, mas que em breve começarão a serem realizados; ressaltou que há sim um déficit na limpeza da cidade e que a desistência dos servidores desse setor é a principal responsável por este problema, pois falta mão de obra, sugerindo a possibilidade da criação de um projeto entre o Executivo e a APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, para que os detentos realizem este serviço em troca da redução de penas; exibiu imagens das condições de excelente conservação em que se encontram as praças de esportes da cidade após passarem por reformas; comprometeu-se a levar todas as críticas feitas pelos edis ao Executivo e que irá cobrar por mudanças.


Iago Souza – solicitou a pavimentação asfáltica na Rua Zimbo Moreira;  operação Tapa-buracos na Rua Dr. José Gonçalves, Centro; pavimentação asfáltica da Rua Açucena, bairro Chácara do Quitão; operação Tapa-buracos na Rua Belo Horizonte, bairro Morro do Sol; pavimentação asfáltica da Rua Magnesita, bairro Parque Jardim; pavimentação asfáltica da Rua Gerson da Silva, bairro Irmãos Auler; capina e limpeza da Rua Wolney Soares, Alto do Rosário, e da Rua Coronel Laurindo, Centro; manutenção da ponte para pedestres sobre o Ribeirão da Joanica, no bairro Irmãos Auler; instalação de boca de lobo na Av. Lenhita, bairro Leonane; manutenção e limpeza de bocas de lobo nas ruas Sebastião Rezende, Arnóbio Camargos e José Antônio de Oliveira, bairro Leonane. Afirmou que as notícias que saíram a seu respeito em alguns veículos de comunicação são inverdades e que os jornalistas devem apurar os fatos antes de publicá-los.


Joel Arruda – ressaltou sua imparcialidade como vereador; afirmou que por lei, o Executivo deverá usar o valor de R$ 105.000,00 em obras no Pronto-socorro do bairro Itaunense ainda este ano; citou a importância de obras e conservação do Parque Ecológico Verde Vida e que algumas ações estão sendo realizadas para conseguir verbas para que este projeto saia do papel.


Lacimar Silva – justificou sua ausência devido a problemas de saúde previamente atestados.


Lucimar Nunes – Lucinho de Santanense – enviou o Ofício nº 01/2018, justificando sua ausência na reunião do dia 06 de fevereiro de 2018, pelo motivo de viagem a Brasília, para tratar de emendas orçamentárias em benefício do Município. Solicitou a limpeza e asfaltamento da Rua Gésner de Faria Matos, bairro Cidade Nova; limpeza da Av. JK, bairro Alaita, e recolhimento de cavalos soltos na citada avenida; limpeza da Av. Domingos Diniz de Andrade, bairro São Bento.


Márcia Cristina – justificou sua ausência devido a problemas de saúde previamente atestados.


Márcio Gonçalves Pinto – Hakuna – solicitou a notificação do proprietário de um lote da Rua Jovenil Bernardes, bairro São Geraldo, para limpeza do imóvel; instalação de tampa em boca de lobo da Rua Araxá, bairro Morro do Sol; limpeza e capina da Rua Paulo Careca, bairro Murilo Gonçalves; troca de lâmpada queimada em poste da Rua Paulo Careca, bairro Murilo Gonçalves; recapeamento asfáltico na Rua Antônio Martins, bairro Piedade. Ressaltou a necessidade de investimentos em segurança pública e principalmente em policiamento.


Otacília Barbosa – pediu informação solicitando relação dos servidores do Executivo cedidos a outros entes da Federação. Solicitou a instalação de bocas de lobo na Rua Antônio Fernandes, bairro Santanense; instalação de bocas de lobo na Rua Inácio Luiz de Souza, bairro Itaunense; capina e limpeza do cemitério do Parque Jardim. Afirmou que a qualificação exigida pelo Executivo tem afastado os servidores e que esta legislação deve ser alterada para que apenas alfabetização seja o suficiente para a contratação de alguns cargos; cobrou maiores investimentos na segurança pública.


Silvano Gomes – solicitou a limpeza do Ribeirão da Joanica e reparos no calçamento na Av. Walter Mendes Nogueira, da Ponte do Poderoso até a Praça Elielson Gilson de Morais, bairro Irmãos Auler; manutenção e limpeza das estradas da comunidade rural de Três Barras; capina das ruas do bairro Jadir Marinho. Cobrou mudanças e melhorias na manutenção das estradas rurais, afirmando que a forma em que está sendo feita tem trazido prejuízos para os produtores rurais e prejudicado até o transporte de estudantes.


Os edis Otacília Barbosa e Antônio de Miranda pediram informações solicitando relatório da Contabilidade Pública com as receitas mensais arrecadadas ou transferidas em 2016 e 2017 e sobre os professores designados para lecionar Biologia, Química e Física em 2018 na Rede Municipal de Ensino.


Os edis Otacília Barbosa, Antônio de Miranda e Alexandre Campos pediram informações sobre as ações praticadas pelo Executivo Municipal com relação ao Despacho do Tribunal de Contas do Estado relativo ao Processo Administrativo 980398, relativo ao Edital de Concurso Público da Prefeitura de Itaúna nº 01/2016.





Leonane


Os vereadores Joel Arruda, Antônio de Miranda e Giordane Alberto cobraram projetos e ações para a criação de novos acessos de entrada e saída ao bairro Leonane, ressaltando que este só pode ser acessado através de uma única via.





Executivo, Prefeito, Assessoria e Secretarias


A maioria dos edis demonstrou seu descontentamento com a atual Administração Pública, cobrando mais ações do prefeito Neider Moreira como limpeza da cidade, saúde, segurança, manutenção das estradas rurais, dentre outros. Os edis afirmaram que o Prefeito tem vontade de realizar um bom trabalho, mas que é muito blindado por seus assessores e secretários e que estes, costumam nem atender os vereadores e que deveriam ser remanejados para um melhor aproveitamento de suas qualidades.





Gustavo Dornas e Secretaria de Esportes


O secretário municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Dornas Barbosa e sua equipe tiveram seus trabalhos reconhecidos e elogiados pelos edis: Alex Artur, Anselmo Fabiano e Gláucia Santiago.





Votos de Congratulações


Do edil Alexandre Campos, para com o Padre Carlos Antônio Medeiros, pelos relevantes serviços prestados Í  comunidade itaunense.




Voto de Pesar


- Da vereadora Gláucia Santiago, pelo falecimento de Maria de Lourdes Martins;


- Do edil Márcio Gonçalves Pinto, pelo falecimento de Luiz Paulo Soares (Carioca).


- Do edil Márcio Gonçalves Pinto, pelo falecimento de Dom Frei Célio de Oliveira Goulart.


- Do edil Márcio Gonçalves Pinto, pelo falecimento de Marco Elísio Chaves Coutinho.


- Do edil Antônio de Miranda Silva, pelo falecimento da sra. Almira Maria de Araújo.


- Do edil Giordane Alberto Carvalho, pelo falecimento do sr. José Chaves Franco, pai do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Francis Saldanha.


- Do edil Antônio José de Faria - Da Lua, pelo falecimento da sra. Almira Maria de Araújo.




Tribuna Livre


A Tribuna Livre foi ocupada pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, sr. Gustavo Dornas Barbosa com o tema: “Praça de Esportes JK”.




Participação Popular


A Participação Popular ficou a cargo do sr. Marcelo José de Faria com o tema: “Gastos Públicos”.





Projetos Votados



Não houve votação.

Baixar Arquivo

Galeria de Fotos

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.