SALA DE IMPRENSA

Notícias

151ª Reunião Ordinária - 24/05/2016

Facebook Twitter Google


Terapia natural- os vereadores aprovaram o projeto 27/2016, que autoriza a criação do Programa de Terapia Natural ou Integrativa. A vereadora Palmira Feliciano, autora do projeto, citou alguns dos objetivos dessa terapia, como o uso de processos naturais e menos invasivos. Para ela essa é uma forma de tratamento que gera economia para o Município, além de oferecer alternativas diferentes Í  manutenção da saúde. Palmira lembrou que muitas cidades já aderiram a essa forma de tratamento, que é muito receptivo Í  comunidade. O vereador Nilzon Borges lembrou que esse projeto é um incentivo aos tratamentos naturais. Para o vereador Leo Bala muitos males das pessoas podem ser combatidos com tratamentos naturais. O vereador Marcinho Hakuna também defendeu a valorização dessas terapias. 


Informação nas contas do Saae- foi aprovado pelos vereadores o Projeto 28/2016. Ele define que nas mensagens veiculadas nas contas de fornecimento de água pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaúna deverão constar, com antecedência mínima de 30 dias, o comunicado do reajuste do preço da tarifa de água e esgoto e também do reajuste da taxa mensal de serviços de coleta, remoção e destinação dos resíduos sólidos. O vereador Hudson Bernardes, autor do projeto, salientou a utilidade dessa mudança para maior esclarecimento da comunidade. Para o vereador Adão Batista esta será uma forma de não surpreender a comunidade com aumentos inesperados.


Cadastro de Portadores de Diabetes-o vereador Marcinho Hakuna apresentou para votação o Projeto de Lei 29/2016, que cria o cadastro de portadores de diabetes em Itaúna. Ele visa garantir um acompanhamento adequado, com tomadas de melhores medidas públicas. Marcinho lembrou do grande número de itaunenses portadores de diabetes e o quanto o acompanhamento médico e os hábitos saudáveis favorecem o grupo. Para o vereador Joel Márcio esse cadastro vai permitir maior controle, inclusive evitando faltar materiais básicos a esses pacientes, como ocorrido recentemente. Os vereadores aprovaram e parabenizaram a iniciativa desse projeto, como forma de garantir maior saúde ao cidadão. Para o vereador Gleisinho essa novidade pode ter eficácia quanto o CIPD, o cadastro de pessoas com deficiência existente em Itaúna. Ele relatou a importância do cadastro, principalmente para serviço de van Porta a Porta.


Praça Irmã Benigna- foi aprovada pelos vereadores a denominação da Praça do bairro Santa Edwiges, como Praça Irmã Benigna. Hélio Machado, autor do Projeto, lembrou que essa praça tem tudo haver com a homenageada, por ser um local simples. Hélio falou da colaboração da Irmã Benigna para a saúde do povo de Itaúna. Ele ainda lembrou das injustiças praticadas em relação a ela. O vereador Marcinho Hakuna citou a carga positiva desta escolha. Membros da Associação Amigos da Irmã Benigna participaram da reunião e receberam uma homenagem do vereador Hélio Machado. (foto)


Veja outros assuntos discutidos pelos vereadores na 151ª Reunião Plenária deste Mandato


Os vereadores aprovaram ainda o Projeto 42/2016 que abre crédito especial no orçamento vigente, para manutenção de atividades no Plantão 24 horas – Serviço de Urgência e Emergência operacionalizado.


O vereador Giordane Alberto convidou a todos para participar de Audiência Pública na próxima terça-feira, Í s 15 horas, na Câmara, onde serão apresentadas as finanças do Município referentes ao  primeiro quadrimestre de 2016.


O vereador Antônio Da Lua parabenizou a AREIA pelo trabalho em favor das pessoas desaparecidas.


O vereador Giordane Alberto relatou sobre trabalho que tem sido realizado pela Polícia Militar para coibir crimes na área rural da cidade.


O vereador Leo Bala lembrou da quantidade de placas que tem sido encontradas em postes e calçadas da cidade, dificultando a circulação de pedestres e poluindo o ambiente.


A pedido do vereador Antônio Da Lua, foi definido que será feito um convite Í  Dra.  Solange Maria de Lima Oliveira, Juíza de Direito da 1ª Vara Cível e Diretora do Foro, para participar da Reunião Plenária e falar sobre a mudança do local de sede do Fórum. Para isso deverá ser suprimido um dos expedientes da reunião.


O vereador Nilzon Borges informou a todos que será realizado no bairro itaunense mais uma edição do Governo Itinerante. O evento será feito nos dias 08,09 e 10 de junho.


Nilzon lembrou ainda que deve ser inaugurada até dezembro a creche do bairro itaunense, que atenderá a 80 crianças.


O vereador Gil Máximo lembrou do importante valor de Itaúna ter "municipalizado o lixo", o que impede a terceirização e o envolvimento de empresas externas. Para o vereador Gleisinho esta é uma forma de impedir processos de corrupção e não haver desvio de verba na limpeza urbana, como em mandatos passados.


O vereador Marcinho Hakuna apresentou Votos de Pesar pelo falecimento do sr. Pedro Bavuso Ribeiro. No início da reunião foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento.


O vereador Hudson Bernardes solicitou informações sobre os servidores apostilados aposentados.


A vereadora Palmira Feliciano solicitou detalhes sobre as obras de reforma realizadas no Caic.


O vereador Alex Artur solicitou que seja feita a complementação dos serviços de asfaltamento da Rua José Romão, bairro de Lourdes e o recapeamento da Rua Zé Cavaquinho, bairro Cidade Nova.


O vereador Antônio Da Lua solicitou a instalação de Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Piedade e de um Traffic Calming na Av. Dorinato Lima, bairro de Lourdes.


O vereador Maurício Aguiar solicitou a instalação de Traffic Calming na Av. Jove Soares, esquina com Rua João Dornas.


O vereador Edio Gonçalves solicitou a instalação de Traffic Calming na Rua João Justino, em frente ao nº 315, bairro Santo Antônio e a convocação do presidente do Sindicato dos Motoristas e o gerente da Autotrans, para falar sobre as demissões de cobradores.


O vereador Giordane Alberto solicitou operação tapa-buracos e instalação de traffic calming na Rua José Rolney Corradi, bairro Morada Nova.



O vereador Marcinho Hakuna solicitou a restauração e pintura de faixas de pedestres em todas as esquinas e cruzamentos da Rua Silva Jardim.

Galeria de Fotos

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.