SALA DE IMPRENSA

Notícias

Câmara Debate Democracia e Cidadania na quarta noite de palestras

Facebook Twitter Google

  "Para nós é muito importante criar espaços de debates"  Dom José Carlos Campos


O Plenário da Cidadania realizado pela Câmara Municipal de Itaúna prossegue abrindo espaço Í  comunidade para adquirir conhecimento e debater sobre temas relevantes.


A quarta noite de palestras trouxe como tema "Democracia e Cidadania" tendo como palestrante Dom José Carlos Campos, Bispo da Diocese de Divinópolis.


Dom José explanou sobre a realidade atual do país. "Estamos no tempo de utopias frustradas, chegamos a um dos piores momentos da história pública do Brasil e nem temos grandes opções de pessoas que se apresentem como o Messias Salvador."


Ele citou questões que prejudicam o processo democrático e cidadão. Segundo ele, nós vivemos a experiência da “Democracia Imatura” e perdemos o senso da universalidade. “Uma agravante é a mentalidade individualista, fruto da modernidade, onde se perde a noção de coletivo. A Política virou espaço de interesses setoriais, se perdeu o senso de coisa pública."


Sobre o processo eleitoral a opinião do Bispo é que "vivemos espetáculos circenses durante campanhas eleitorais" e isso Í s vezes gera resultados como votos de protesto. Ele criticou ainda a recente votação do Impeachment e classificou como “um momento de desrespeito, com pouca seriedade nos processos”.


O Bispo também alertou para a necessidade de se envolver para conhecer e cobrar. "Que os sujeitos políticos não tenham como função apenas o ato de votar." Alertou para a importância do povo se dedicar como sujeito politico, que é o cidadão comum voltado Í  coletividade, não deixando apenas para o agente politico a responsabilidade de fazer.  "Quanto mais em baixa o gosto pela coisa pública, mais haverá quem tem gosto possessivo para isso, chegando ao governo de poucos”.



Luzes e esperanças



Foram apresentadas algumas sugestões para o alcance de Cidadania e Democracia plenas:


Ampliação dos espaços de participação, assim como este Plenário da Cidadania


Retomada de princípios básicos na política


Mudança no jeito de fazer política e politicos


Conduta ética e busca de uma democracia plena com formação de agentes políticos que visem escutar o povo, com mais participação e coletividade


Fortalecimento dos instrumentos de democracia participativa.


Incentivo e participação das conferências municipais e dos conselhos paritários.


Busca de um novo modelo de sociedade onde a política se sobreponha ao econômico.


"Quem paga pela corrupção são os pobres"


"Nosso povo simples é capaz de vender o voto, mas é incapaz de ser desonesto com o que prometeu"






Espaço democrático de debates


E o objetivo do Plenário da Cidadania tem sido alcançado, que é de permitir o envolvimento cidadão. Na palestra realizada pelo Bispo Diocesano isso não foi diferente, a comunidade se envolveu de modo democrático.  Alguns cidadãos participaram com perguntas, outros emitiram opiniões.


O Presidente Francis Saldanha lembrou “ o conteúdo narrado aqui hoje é reforça o que temos discutido desde o início desse evento, que é a abertura ao envolvimento do povo. Nós agentes políticos precisamos desses sujeitos políticos atuantes".


Carlos de Brito parabenizou a Câmara pelo evento, criticou a política assistencialista e lamentou a falta de participação da comunidade. "Itaúna está perdendo uma grande oportunidade de se educar politicamente."


A estudante Isadora Padilha alertou: "Todos os nossos representantes deveriam estar aqui".


O educador Jonathas Santos elogiou a “iniciativa extremamente instrutiva Í  participação da comunidade” e também realizou questionamentos ao Bispo.


João José destacou o papel de democratização da comunicação.


Neusa Alcina parabenizou a Câmara pela iniciativa, o palestrante pela explanação e os participantes pela busca da Democracia e Cidadania.


Dilermano Vitor relatou que ao participar desta palestra “ganhou um grande presente”. "Agora a minha responsabilidade é de levar para a minha comunidade o valor que tem um voto."





                       "Nosso país tem vocação para crescer, o problema é quem controla o leme, quem divide o bolo."




Hoje (29/04), Í s 19 horas, teremos a última palestra do Plenário da Cidadania. O palestrante Euder Monteiro- Chefe do Cartório Eleitoral de Itaúna vai apresentar o tema "Sistemas Eleitorais". 


Todas as palestras podem ser acessadas  também através deste site no link: Reuniões da Câmara- Clique aqui e assista ao vivo



Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.