Terceira noite do Plenário da Cidadania traz palestra sobre as Funções do Poder Legislativo

"Que não administrem pensando só nas próximas eleições, mas vislumbrando as próximas gerações, acima de tudo as pessoas mais simples"  Dinis Pinheiro

A Câmara Municipal de Itaúna traz nesta semana uma oportunidade a todos os cidadãos: o Plenário da Cidadania, com palestras gratuitas.

Na terceira noite do evento, o Legislativo recebeu o ex-Presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Dinis Pinheiro. Ele discursou sobre as Funções do Poder Legislativo.

Ao lado de sua esposa Adriana Moreira Pinheiro, ele falou sobre sua trajetória como homem público, dedicado ao Legislativo e destacou a importância desse trabalho, onde se tem grandes oportunidades de levar felicidade ao próximo com conquistas e denúncias. "A vida pública tem que levar dignidade e cidadania a todos." Ele destacou as oportunidades que a função legislativa permite ao estar perto do povo, ao buscar entender a situação da comunidade, cada uma de sua forma e assim poder melhorar a situação coletiva.

Dinis discursou sobre a atual situação do País onde principalmente o desemprego continua em alta e há uma crise ética. "Este é o momento mais grave de nossa história.  O Brasil infelizmente está tomado pelo crime e pela corrupção e desconhece as boas práticas da ética. Precisamos buscar instrumentos de combate Í  corrupção”. E defendeu também a educação como base para a mudança "O Brasil precisa de educação e punição" isso já é o início da mudança. Mas a participação, o debate precisam ser mantidos nesta busca de melhoria.”

O palestrante também alertou para o compromisso que cada um deve fazer para o nosso país, seja como legislador ou não. Ele destacou a importância dos jovens como "almas cívicas" que podem ser a grande esperança. Ressaltou o quanto precisamos, como legisladores e como povo, encarar o desafio, sem desanimar. "A arte de vencer você só encontra nas derrotas" "Não desanime, porque o pessimismo paralisa. E o povo precisa de nosso esforço. Temos que participar, debater, sem receio".

Dinis também falou sobre os desafios que os Municípios enfrentam para se manter com os poucos recursos. "Hoje 70% de tudo que se arrecada está nas mãos do Governo Federal".

Espaço democrático de debates

“Vale a pena acreditar nas boas pessoas, nas boas ideias”

A palestra foi atentamente acompanhada por vereadores, servidores, vários representantes de municípios como a Presidente da Câmara Municipal de Itatiaiuçu, Rosiane Cunha e o Vice-Presidente da Câmara de Mateus Leme, Cristiano Oliveira. O Prefeito Osmando Pereira, membros de entidades e da comunidade também se envolveram no tema, de forma democrática.

O presidente do Legislativo Itaunense, Francis Saldanha discursou sobre o compromisso que a Câmara de Itaúna tem feito para exercer bem a sua função legislativa. Francis lembrou da economia feita pela Câmara no ano passado, sendo devolvidas verbas Í  Prefeitura. O presidente também lembrou do fim do Voto Secreto na Câmara e de outras ações para gerar maior compromisso ao Legislativo, com foco na economia, clareza e seriedade.

A cidadã Márcia Rocha cobrou envolvimento da comunidade e dos vereadores no evento.

Dona Isaltina Pereira de Souza, de 84 anos, falou de sua luta para encarar os desafios diários. Disse sempre votar nas eleições e relatou as dificuldades em que se encontra a nossa cidade.

Maria Célia Alcântara, servidora pública discursou sobre as pequenas falhas que as pessoas praticam diariamente que também são formas de corrupção, onde só se quer buscar vantagens. Ela cobrou que as pessoas estejam na Câmara e acompanhem os trabalhos. "Eu não vejo as pessoas aqui, sejam jovens seja idoso, vejo pessoas aqui quando é um momento de interesse próprio. É é uma pena que as pessoas da cidade não participem, não têm senso comunitário".

Neusa Alcina Pereira cobrou que a penalização dos corruptos seja intensa e falou sobre os desafios de enfrentar o mundo. Ela incentivou os estudantes a ler e estudar cada dia mais.

Josiane Oliveira, professora do Cesu, alertou sobre a necessidade de maiores critérios e preparo intelectual para as pessoas exercerem a função política.

O Vice-Prefeito Antônio de Miranda ressaltou o aprendizado que ele hoje possui com quatro mandatos no Legislativo e um no Executivo. "As vezes o Legislativo não sabe o poder que ele tem". “Toinzinho” parabenizou a Câmara por este momento tão importante. "Agradeço em nome do povo itaunense e saio daqui hoje com a certeza renovada de que o Brasil ainda tem chance."

O palestrante Dinis parabenizou a Câmara por chamar a comunidade para o debate, como forma de construir um povo mais justo. “ Foi um momento muito significativo para mim, um aprendizado fabuloso”. Ele parabenizou a participação da comunidade, que deu um “belíssimo exemplo de cidadania”. E destacou: “É desta maneira que a gente vai construir uma vida melhor.”

“ Este é um momento de absoluta grandeza”

Hoje (28/04), Í s 19 horas, o tema a ser debatido na Câmara é “Democracia e Cidadania,” com Dom José Carlos Souza Campos, Bispo da Diocese de Divinópolis.

Vídeo e fotos desta palestra podem ser acessados neste site: https://camaraaovivo.wordpress.com/  ou através do Facebook da Câmara Municipal de Itaúna.